segunda-feira, 23 de abril de 2018

Programação do II Ciclo de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS)





II Ciclo de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) – Universidade Federal do Ceará
PROPOSTA: O II Ciclo de Pesquisas do NUSS se constitui como espaço privilegiado para a apresentação e socialização de trabalhos e pesquisas em andamento, conduzidas no âmbito do NUSS. Trata-se de um fórum de discussões temáticas envolvendo as categorias analíticas: corpo, gênero, sexualidade, geração, saúde e subjetividade. Mais do que evento para apresentação de pesquisas concluídas, a metodologia de trabalho no Ciclo se caracteriza como um ateliê, ou uma oficina, isto é, como espaço livre para exposição de dúvidas, impasses e inquietações metodológicas e analíticas encontradas ao longo da investigação in progress, em que o inacabamento se constitui como oportunidade para a aprendizagem coletiva. Neste ano, discutiremos as pesquisas de mestrand@s e doutorand@s do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). Também haverá apresentação de pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Estágio Pós-Doutoral. Contaremos, ainda, com a participação da professora Maria Cristina Bunn, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que atualmente desenvolve no NUSS atividades de capacitação. No final do Ciclo haverá a divulgação dos grupos de estudos do NUSS para 2018.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 25 de abril (quarta-feira)
 14:00 – Abertura do Ciclo – Coordenação do NUSS
14:10 – Experiências de estágio pós-doutoral: Exposição: Professora Manuela Barros (UECE) e Professor Francisco Barros Júnior (UFPI)
15:20 – Painel de Pesquisas 1: A tese work in progress (Emmanuelle Alves e Marcelle Silva)
16:20 – Coffee break
16:30 – Painel de pesquisas 2: A tese e o texto de qualificação (Daniele Alves, Letícia Fernandes)
17:20 – Painel de pesquisas 3: A dissertação e o texto de qualificação (Rafael Viana, Eleonardo Braga)

Dia 26 de abril (quinta-feira)
14: 00 – Exposição: Professor Martinho Tota (UFC)
14: 30 – Um experimento com o cinema: discutir velhice e doença a partir de narrativas fílmicas – sobre a pesquisa PIBIC (Iana Bezerra e Cristian S. Paiva)
15:00 – Intervenção: Dialogando sobre culturas afetivas e envelhecimento (professora Maria Cristina Bunn (UFMA). Projeção do Documentário: " Quilombo Manival"
15:20 – Painel de Pesquisas 3: A tese work in progress (Fátima Farias e Ismênia Holanda)
16:00 – Coffee break
16:10 – Painel de Pesquisas 4: Em torno do projeto (Mário Fellipe Fernandes, Clara Soares e Lorena Santos)
16:50 – Painel de Pesquisas 5: Desafios da pesquisa no mestrado profissional (Romário Silva, Iara Danielle Bandeira e Fernanda Rocha)
 17:50 – Encerramento: Divulgação da Programação dos grupos de estudo NUSS 2018.

LOCAL:
Sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais (2. andar)
Departamento de Ciências Sociais
Universidade Federal do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário