quarta-feira, 30 de junho de 2010

Palestra sobre Envelhecimento e Sexualidade

O Prof. Cristian Paiva, a convite do INCERE (Centro de Referência sobre Infância), fará uma comunicação no dia 30/06, às 20h, sobre  "Afetos e clínica do envelhecimento homossexual".
A proposta da fala consiste em trabalhar, a partir do contexto do envelhecimento homossexual, a produção dos afetos e sentimentos e sua relação com os processos de identificação do sujeito. Utiliza-se a ideia de que os afetos não são dados brutos, mas fabricados socio-historicamente e implicam mecanismos de identificação, induzindo posições de sujeito. No caso dos do envelhecimento homossexual, interessa-nos o campo de possibilidades identificatórias abertas para simbolizar a experiência de tornar-se velho. Confrontados com injúrias e estigmatização, e sem poder contar com mediações culturais que proporcionem reconhecimento positivo de suas experiências, os sujeitos têm de lidar com os custos psíquicos de subjetivação de afetos como humilhação, vergonha, culpa, medo, dentre outros.
Na ocasião, será exibido o curta "O Bailão" de Marcelo Caetano (SP, 2009), documentário que mostra entrevistas e depoimentos com freqüentadores do ABC Bailão, uma casa noturna de São Paulo que tem como diferencial o fato de ser voltada para o público gay maduro.

INCERE:
Rua Joaquim Sá, 879, Dionísio Torres (entre as ruas Oswaldo Cruz e Visconde de Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário